MusicaInfo
Visit our partners:
2021-10-27 House Music Day – Musicians’ Day - click here
Home | Search | Shopping basket | My account | Tracks | Register | Log in Deutsch|Español|Français|Italiano|Nederlands
 Database Note
Sheet music
CDs/DVDs
Books about music
Accessories
Subcategories
Composers/contributors
Music publishers
Distribution partners
Abbreviations/lexicon
Quick search:
 Info Note
Who are we?
Contact us
Follow us on Twitter!
Visit our partners:
2021-11-28 a song has faded away - click here

2021-11-01 Spanish composer Juan Vicente Mas Quiles dies at the age of 100. - click here
Sheet music/scoresSheet music/scores
Iuvavum – "Die Römer in Noricum" - click for larger image
click for larger image
Title Iuvavum – "Die Römer in Noricum"
Article no. 4080612
Category Concert/wind/brass band
Subcategory Original contemporary music (20th, 21st century)
Instrumentation Ha (concert/wind band)
Format PrtStm (full score and parts)
Country of publication Austria (at)
Publisher * Helmut Pertl Eigenverlag
Year of publication 2015
Composer Pertl, Helmut
Difficulty level 3+
Evaluation level of countries SJ
Duration 7:40
Sample score * Sample score click here
Sound sample *
Video sample *
Available yes yes
Programme notes *: additional text

"IUVAVUM" - Os Romanos em Noricum, é uma composição de música de vento contemporânea na qual o domínio romano sobre Noricum (corresponde aproximadamente à área da Áustria de hoje), ou na região geográfica especial do estado federal de Salzburgo com a capital provincial Salzburg (Iuvavum), é musicalmente descrito. O trabalho é concebido como música cênica programa e ilustra esta época em oito temas musicais. Uma excitante peça de concerto em que o ouvinte se sente como num sonho transportado para a época da ocupação romana e pode experimentar as experiências das pessoas nessa altura musicalmente!

"COMANDO DE APLICAÇÃO EM ROM" - As legiões romanas são chamadas à ação com sinais de latão.

"DEPARTURE OF ROM" - Os soldados dizem adeus às suas famílias e marcham para o norte, ignorando o que ainda está por vir.

"CROSSING THE ALPES" - O primeiro grande obstáculo é a travessia dos Alpes; vento, neve e chuva tornam esta seção extremamente difícil.

"BATTLE TO NORICUM" - A conquista do território inimigo começa. Parcialmente mais violento (pela tribo dos Ambisonten em Pongau/Pinzgau/Tennengau) e parcialmente menos violento, a resistência inicia a anexação de Noricum.

"STILLE UND TRAUER" - Os muitos soldados e pessoas que morrem neste tempo (não necessariamente pelos romanos, mas acima de tudo pelos alemães/Marroquinos e Alamanni) são lembrados.

"Upswing, LIFE, TRADE" - Os romanos constroem Noricum economicamente, muitas cidades novas (Iuvavum, Teurnia, Aguntum - Salzburgo, São Pedro i. Holz, Lienz) são construídas. A troca de bens comerciais com o Império Romano é forçada principalmente pela construção de estradas dos Romanos.

"DOWNLOAD OF THE ROMAN REICH" - 380 A.D. O cristianismo é declarado a religião do estado. Com o início da migração dos povos nessa época, o exército romano já não era capaz de assegurar a população de Noricum. Gradualmente, o Império Romano desintegrou-se. As tribos germânicas sob o comando do exército Odoaker assumem o poder e selam a queda do império romano ocidental.

"NEUBEGINN" - São Rupert funda o mosteiro São Pedro e a diocese de Salzburgo no ano 696 D.C. no Iuvavum destruído!

O ex-jogador de flugelhorn e arquivista atual de Bürgermusik Tamsweg, Dr. Gerald Hirtner, apoiou profissionalmente o compositor em sua pesquisa histórica e processamento deste período e forneceu-lhe o conhecimento de fundo sobre os desenvolvimentos na província romana "Noricum". O domínio romano no território da Áustria de hoje durou cerca de 500 anos. Começou com as conquistas do Imperador Augusto em 15 a.C. e terminou no final do século V.

Noricum foi originalmente um reino celta que manteve relações andel com o Império Romano durante décadas. A tribo Celtic Noriker, que se estabeleceu na atual Caríntia, desempenhou um papel de liderança no reino. Situado na borda do Império Romano, Noricum formou uma zona tampão entre a Península Apenina e os povos bárbaros ao norte do Danúbio.

Capital da província era a cidade Virunum no Zollfeld da Caríntia. Além disso, as cidades de Celeia (Celje), Teurnia (São Pedro i. Holz), Aguntum (Lienz) e Iuvavum (Salzburgo) foram fundadas com o Imperador Cláudio. Com a colonização de grupos populacionais romanos e o florescimento das primeiras cidades, a economia e o comércio também experimentaram uma ascensão, a construção de estradas e as conquistas civilizacionais foram amplamente difundidas. A Noricum forneceu à Itália metais (ferro e ouro), resinas, produtos apícolas e queijo.

Os comerciantes tinham regularmente estações de rua à sua disposição ao longo das rotas comerciais, incluindo a estação "Immurium", cujos restos foram escavados por arqueólogos perto do Castelo de Moosham no Lungau. O imperador Theodosius (379 - 394 AD) declarou o cristianismo como sendo a religião do estado em 380 AD. Nas ruínas de "Iuvavum", a atual cidade de Salzburgo foi finalmente construída!

Quelle/Source: Helmut Pertl

* Fields with a star are only visible for club members after registration.

In order to see the demo scores you need Adobe Reader, which you can download free. Just click on the following link.

Adobe Reader

In order to listen to the sound samples you need an MP3 player, which you can download free, for example:

You are not logged in: register or login
Visit our partners:
2020-02-20 A Cantastoria conquers the wind music… - click here



2019-01-30 Follow us on Twitter! - click here
Our banners | For publishers/dealers | Newsletter
Data collection Copyright 1983-2019 Helmut Schwaiger. Database and website design Copyright 2002-19 Robbin D. Knapp.